quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

OFICINA DE XADREZ PARA EDUCADORES NA USP

Estação Ciência daUSP promove oficina de xadrez para educadores.

Entre os dias 26 e 30, das 9 às 12 horas, a Estação Ciência realizará a Oficina de Xadrez.
O evento, direcionado a educadores de todos os graus de ensino, aborda como o xadrez pode ajudar no processo educacional. O responsável pela oficina é Ernani Baroni, integrante da equipe da Estação Ciência há 17 anos e jogador de xadrez há 37.
As inscrições estarão abertas dos dias 13 a 23, das 10 às 18 horas, na Seção de Eventos da Estação Ciência. Ao todo serão oferecidas 20 vagas na oficina, que serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. A participação é gratuita. As aulas acontecem na Sala A da Estação Ciência, centro de divulgação científica e cultural da USP, na Rua Guaicurus, 1.394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (11) 3673-7022

Fonte USP

http://www4.usp.br/index.php/noticias/39-educacao/16006-estacao-ciencia-promove-oficina-de-xadrez-para-educadores

3 comentários:

  1. Não foi criada uma lei que obriga as escolas públicas estaduais incluírem xadrez no currículo?
    Quando entra em vigor?

    Roberto Gomes

    ResponderExcluir
  2. Caro Roberto,

    primeiro preciso me desculpar pela demora em responder a sua pergunta; tenho mais dois blogs e eles me tomam muito tempo. Explicação dada vamos a questão. No Rio de Janeiro foi aprova a PAX - PROGRAMA ESTADUAL DE APRENDIZAGEM DO JOGO DE XADREZ - que visa promover e estimular a prática do xadrez nas escolas públicas, sem a conotação da obrigatoriedade. Portanto, não existe, dentro da lei, a obrigatoriedade da inclusão do xadrez dentro do currículo. Outro ponto importante é que o Governador Sérgio Cabral vetou a lei. Ela voltou a Assembléia Legislativa Estadual que derrubou o veto do Governador. Resumindo: a lei existe mas nãotorno o ensino enxadrístico obrigatório e, além disso, o Governador não parece ser muito simpático a ela. De qualquer forma, já é um início e o Rio de Janeiro precisava muito, pois estava ficando para trás se comparado com outros estados da Federação como Minas, São Paulo e Paraná, por exemplo.

    Espero ter sando sua dúvida.

    Abraços,

    PROF. AMORIM

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo esclarecimento, Amorim.
    Quer dizer que esta é mais uma lei que não será cumprida. Afinal se nem é obrigatória...

    Abraços

    Roberto Gomes

    ResponderExcluir