sábado, 21 de março de 2009

REVISTA CONEXÃO PROFESSOR FAZ MATÉRIA SOBRE XADREZ ESCOLAR

Leia abaixo a excelente matéria publicada na Revista CONEXÃO PROFESSOR do Rio de Janeiro.

"O jogo de xadrez é considerado pelos estudiosos como um importante instrumento pedagógico que pode ajudar bastante no desenvolvimento da relação ensino-aprendizagem nas escolas.A prática enxadrística estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas como atenção, concentração, raciocínio lógico, memória, organização de ideias, imaginação, antecipação, espírito de decisão, autocontrole, disciplina, perseverança etc.Para Antonio Villar Marques de Sá, Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e um dos maiores especialistas em Pedagogia Enxadrística do Brasil, o xadrez, por se tratar de um jogo complexo, é uma das melhores atividades para desenvolver a capacidade intelectual dos jovens.“As crianças se desenvolvem muito bem no xadrez, apesar do estereótipo de que o xadrez é uma atividade para pessoas muito inteligentes ou ricas. É uma atividade muito socializadora. Pode ser trabalhada com pessoas de todas as classes sociais, de qualquer idade, sexo, portadores de deficiências...
Para o professor de Matemática e funcionário do NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) de Itaperuna (RJ), Jorge Wilson Martins da Rocha, o xadrez deve ser utilizado sim como ferramenta pedagógica nas escolas, mas deve ser ensinado tanto por um jogador, que vai mostrar como se joga, quanto por um professor, que irá desenvolver o lado pedagógico da atividade. É fundamental a mescla entre o conhecimento pedagógico e o conhecimento específico do xadrez para que se obtenham bons resultados. Jorge Wilson é tricampeão estadual do Espírito Santo. Em Itaperuna, o professor dá aulas de xadrez no Centro Educacional Rocha, no Centro Educacional Redentor, no Colégio Estadual Rotary e na escola particular Guimarães. Os especialistas acreditam que as crianças podem ser iniciadas no xadrez desde pequenas. Baseada em trabalhos que desenvolveu em pré-escolas do município de Bauru (SP), Rosa Maria Fernandes Scalvi, Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (USP), afirma que a partir dos cinco anos de idade a criança já apresenta habilidades para aprender os primeiros movimentos, o valor das peças etc. “Com sete anos a criança já é capaz de prever lances, elaborar estratégias e começar a entender as regras não só do jogo de xadrez, como de qualquer outro, entendendo que nem sempre é possível ganhar, que a quantidade de peças não significa superioridade no jogo etc.”, avalia Rosa Maria. Já o Professor Antonio Villar acredita que a idade ideal para uma criança enveredar pelos caminhos do xadrez seria aos oito anos, o que não impede que ela comece a ter os primeiros contatos com as peças e o tabuleiro antes disso.Para Wilson da Silva, mestre em Educação pela UFPR e doutorando também em Educação pela Unicamp, o xadrez merece crédito porque ensina às crianças o mais importante na solução de um problema, que é saber olhar e entender a realidade que se apresenta. “É comum notar crianças fracassando em matemática, por exemplo, por não entenderem o que o enunciado do problema lhes diz. Não sabem analisá-lo, aprendem fórmulas de memória; quando encontram textos diferentes não acham a resposta correta. [...]. Em uma época na qual os conhecimentos nos ultrapassam em quantidade e a vida é efêmera, uma das melhores lições que a criança pode aprender na escola é como organizar seu pensamento, e acreditamos que essa valiosa lição pode ser obtida mediante o estudo e a prática do xadrez”, destaca Wilson da Silva.Na sociedade de hoje não basta apenas ter o conhecimento, é preciso rapidez de raciocínio para tomada de decisão. Estamos sempre tendo que pensar em soluções para problemas cada vez mais urgentes e complicados. Por isso é muito importante ser criativo, usar a imaginação. Para tudo isso, o xadrez é uma ótima ferramenta.
Para Hindenburg Melão Jr., que entrou para o Guinness Book em 1998 com o “recorde mundial de xeque-mate anunciado mais longo em simultânea de xadrez às cegas”, é necessário que se façam algumas ressalvas quanto ao uso do xadrez como ferramenta pedagógica.“Infelizmente não há, que eu saiba, estudos bem conduzidos com a finalidade de avaliar os efeitos do Xadrez sobre o rendimento escolar ou sobre a evolução das faculdades intelectuais. Há muitos estudos, porém todos pecam em muitos aspectos. Um dos mais completos que conheço foi desenvolvido por Albert Frank, durante o período de 20 anos em que viveu na África, ensinando xadrez e Matemática a crianças e jovens. Albert é professor de Lógica e Matemática na Universidade de Bruxelas, árbitro internacional em várias revistas especializadas e fundador de uma sociedade internacional voltada para especialistas em Lógica e Puzzles chamada Ludomind. Recentemente foi campeão veterano da Bélgica, portanto possui uma excelente bagagem tanto para o ensino de xadrez quanto para o uso de ferramentas estatísticas de bom nível para investigar os resultados do estudo. No entanto, por limitações orçamentárias e de pessoal (professores) para colaborar, os estudos não tiveram como ser tão rigorosos quanto seria necessário, e as conclusões ficaram comprometidas. Há muitos estudos na Romênia, na Rússia, na Alemanha, na Inglaterra e em outros países. Até mesmo no Brasil há vários estudos que foram publicados nas extintas revistas Preto & Branco e Xadrez Coop, de trabalhos realizados por Antonio Villar Marques de Sá, Damaris Hadad, Joaquim de Deus Filho e outros. No entanto, os resultados anunciados nestas revistas carecem de teor científico por vários motivos metodológicos e técnicos. Um estudo de Joaquim de Deus Filho, por exemplo, se não me engano, se baseava numa amostra com 32 alunos. É um número muito pequeno, e não houve nenhum estudo com ferramentas estatísticas que permitisse isolar as variáveis que se desejava estudar. Apesar de todas estas ressalvas, intuitivamente me parece muito coerente supor que o Xadrez tenha um papel muito importante no desenvolvimento intelectual, por exercitar muitas habilidades diferentes e por tornar o raciocínio mais organizado. Isso pode ter aplicação em todas as áreas do conhecimento”, destaca Melão.
Antonio Villar acrescenta ainda que o xadrez se apresenta como um excelente instrumento na formação de futuros professores das mais diversas disciplinas, uma vez que favorece a compreensão da estrutura do pensamento lógico, o que facilitará a transmissão dos conhecimentos aos seus alunos.
Outros benefícios do xadrez:
- Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe;
- Pode ser usado como elemento estruturador do tempo livre do indivíduo;
- Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais."

Fonte: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/temas-especiais-21.jsp

quarta-feira, 18 de março de 2009

II Regional Nordeste de Xadrez Escolar 2009

Acontecerá nos dias 28 e 29 de março o II Regional Nordeste de Xadrez Escolar 2009, evento da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e da Federação Sergipana de Xadrez. O torneio será no SESC- Centro, rua Don José Thomaz, nº: 235, Bairro: São José (ginásio de esportes Charles Muritz), em Aracaju – SE.
o ritmo de jogo é 61 minutos KO em cinco rodadas.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no período de 16 de janeiro a 22 de março de 2009

Não valerá rating Fide e nem CBX.

Maiores informações no site da Federação Sergipana, link abaixo:

http://www.fesex.com.br/

sexta-feira, 6 de março de 2009

Clube de Xadrez Escolar Jogada de Mestre: Experiência exemplar.

Dificuldade de concentração para desempenhar atividades, problemas de convivência com colegas, resistência em cumprir as regras disciplinares contidas no Regimento Escolar, auto-estima baixa, queda dos níveis de aprendizagem e pais pouco atuantes na comunidade escolar. Esta era a situação da E. E. Cel. Gabriel Penha de Paiva no ano de 2003.

Dentro desta realidade algo precisaria ser feito com urgência. Assim alunos e educadores buscaram uma forma de resolver a todas estas questões. A solução encontrada foi a introdução do xadrez na escola por ser também um importante instrumento pedagógico no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. O xadrez desenvolve o raciocínio lógico, aumenta o poder de concentração, contribui para um bom desenvolvimento mental possibilitando, sobretudo, a interdisciplinaridade e é um atrativo para a comunidade. Até 2005 a escola contou com instrutores voluntários e alunos monitores que já praticavam o xadrez para trabalhar com aqueles alunos que apresentavam muita dificuldade de aprendizagem. A partir da proposta do Programa de Educação Afetivo-Sexual (PEAS) do ano de 2006, da Secretaria Estadual da Educação de Minas Gerais, o clube de xadrez pôde ser criado. Adquirimos jogos de xadrez, relógios, mesas e cadeiras e contratamos um instrutor para aplicar as oficinas com os alunos e a comunidade. Foram 120 horas/aulas de teoria e prática de xadrez. No dia 11/08/2006 uma assembléia geral foi convocada pela comissão pró-clube de xadrez através de ofícios e cartazes distribuídos pelos murais da escola e através de visitas em todas as salas de aula. A eleição dos oficiais do Clube de Xadrez mobilizou 485 alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental. Foram inscritas 18 chapas e eleitos presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro. A prática do xadrez produziu um resultado bastante positivo. Auxiliou a melhorar os índices das avaliações institucionais (Simave, Prova Brasil), os pais participam mais da vida escolar de seus filhos, melhorou o relacionamento entre alunos e professores. Para o ano de 2009 pretendemos inserir o xadrez no planejamento das disciplinas e fazer com que o xadrez seja efetivamente uma ferramenta de aprendizagem. O Clube de Xadrez Escolar “Jogada de Mestre” funciona nas dependências da E. E. Cel. Gabriel Penha de Paiva na cidade de Varginha.



Texto: Profª Maria do Carmo Pederiva Piassa

Contatos:

E. E. Cel. Gabriel Penha de Paiva
Rua Gabriel Penha de Paiva, 254. Vila Paiva Varginha – MG37018-000
Fone: (35) 3212-1498
Falar com:Maria do Carmo Pederiva Piassa ouMárcia Aparecida Resende
E-mailm.pederiva@bol.com.brescolagabrielpaiva@yahoo.com.br



Fonte: http://www.clubedexadrez.com.br/